Atividade 3 - Letramento visual crítico


Olá, leitores! Tudo bem com vocês? No post de hoje trago uma atividade voltada para o desenvolvimento do letramento visual crítico. Para tanto, me baseei no videoclipe de What I’ve Done da banda Linkin Park! Aproveitem a leitura!

•••

INTRODUÇÃO


Na sociedade contemporânea, as imagens se tornam cada vez mais presentes em nossos atos comunicativos. Por exemplo, elas compõem propagandas, anúncios, capas de filmes, notícias, entre outros. Por essa razão, diversos estudiosos (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; SERAFINI, 2014; LIM-FEI; TAN, 2017) vêm advogando pela necessidade de inserir práticas visuais em atividades pedagógicas. De acordo com Xavier (2015, p.59), uma das abordagens diz respeito ao letramento visual crítica, o qual é “a perspectiva teórica que explora o texto imagético em movimento ou estático e busca compreender como seus elementos fotográficos, detalhes cromáticos, texturas, enquadramento, foco, ângulo, entre outros aspectos, podem retratar realidades e discursos”. Nesse sentido, através desse tipo de letramento, desenvolve-se habilidades críticas voltadas para a interpretação de textos visuais. 

Um exemplo de texto visual presente em nossa sociedade é o videoclipe, o qual representa visualmente determinada música. No caso do videoclipe de What I’ve Done, música da banda de rock Linkin Park, os integrantes se apresentam em um deserto e cantam a partir da perspectiva de alguém que se arrepende das coisas que fez. Em consonância com essa ideia, o videoclipe mostra diversos momentos históricos atrelados à comentários sociais - tais como a poluição, a fome, o racismo, o vício em drogas, entre outros. A partir disso, mostro a seguir uma proposta de atividade de leitura que pode ser realizada com auxílio de tal videoclipe. Através dela, busco propor o treino da leitura crítica de imagens para identificar os interesses sociais e ideológicos também expressos por elas. 


•••


PASSO I 


Assista o videoclipe com atenção. 


PASSO II 


Responda as perguntas introdutórias a seguir: 


1. Qual o tema principal do videoclipe? 


2. Como ele é estruturado para representar tal ideia? 



PASSO III


Reflita criticamente acerca das perguntas e imagens abaixo: 


1. Onde o vídeo foi produzido? 



2. Qual a linguagem corporal das pessoas retratadas na imagem? 



3. O que essa sequência de imagens significa para você? 



4.O que está acontecendo nesta imagem?

 



5. Como você interpreta esta sequência de  imagens? 



.6. Enquanto a flor floresce, o seguinte verso é cantado: “I’ll try again/Começarei novamente”. Qual a relação estabelecida  entre tal verso e a imagem? 

 



7. Observe a seguinte sequência de imagens. O que está sendo criticado através dela? 



8. Que perguntas você faria em relação a essa imagem? 



9. Que tipo de comparação o produtor do vídeo está mostrando? Explique a metáfora.



10. A grama abaixo aparece sumindo no começo do vídeo e crescendo no final. Qual o possível significado dessa diferença entre os dois momentos? 

 



INTERPRETAÇÃO 


Como dito na introdução deste post, o videoclipe mostra diversos momentos históricos atrelados à comentários sociais. Para tanto, os produtores do vídeo exibem a banda tocando em certos momentos e em outros expõem cenas relacionadas a críticas à sociedade. Por exemplo, eles utilizam sequências como as das questões 4 e 7, demonstrando certa situação e em seguida criticando-a. Assim, uma possível interpretação da 4ª seria que enquanto uma pessoa luta para emagrecer e passa por necessidades alimentares de propósito, outra pessoa passa fome por não ter acesso à comida. Portanto, são escolhas visuais que podem causar um grande impacto no visualizador do texto. Nesse sentido, este videoclipe pode ser uma maneira de trabalhar com o letramento visual crítico dos alunos. Afinal, através das situações lá expostas, é possível refletir criticamente acerca dos problemas sociais e naturais que vêm afetando o planeta Terra ao longo dos tempos. 


REFERÊNCIAS 


KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading Images. New York: Routledge, 2006


LIM-FEI, V.; TAN, K. Y. S. Multimodal Translational Research: Teaching Visual Texts. In: Seizov, O. & Wildfeuer, J. (eds.). New studies in multimodality: Conceptual and methodological elaborations. London/New York: Bloomsbury, 2017.


XAVIER,  João Paulo. Letramento visual crítico: leitura, interpretação e apropriação das imagens dos livros didáticos. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/MGSS-A77LCL/1735m.pdf?sequence=1. Acesso em: 18 jun. 2023.


•••


Mais uma vez, agradeço pela leitura e logo mais trarei outro post bem interessante para vocês! Abraços!









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade 1 - A Retórica de Aristóteles

Atividade 7 - Análise da intertextualidade

Atividade 2 - Análise multimodal da metafunção 'mensagem'