Atividade 7 - Análise da intertextualidade

 



Oi, gente! No post de hoje, trago uma análise multimodal da intertextualidade entre o clipe de Thriller do cantor Michael Jackson e a propaganda ‘Mansão Sky’. Boa leitura para todos 🙂

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INTRODUÇÃO


Na sociedade contemporânea em que vivemos, a comunicação humana é mediada pelas novas tecnologias digitais. Por essa razão, a produção e consumo de textos multimodais foi bastante facilitada. No que diz respeito ao seu momento de produção, é possível perceber que muitas mídias atuais são cada vez mais compostas pela intertextualidade, a qual pode ser definida como “a relação que todo texto estabelece com os textos que o circulam” (BAZERMAN, 2004, p.84).

No intuito de oferecer caminhos para a análise intertextual, Bazerman (2004) discute seis técnicas que ilustram as noções de intertextualidade e interdiscursividade. A Tabela 1 a seguir mostra cada uma delas. Entre elas, o teórico indica que ela pode ser identificada a partir da citação direta; da citação indireta, da menção de uma pessoa  documento ou declarações; de comentários acerca de declarações, textos ou formas; do uso de frases reconhecíveis e associadas a pessoas ou grupos; e do uso da linguagem e formas que parecem similar a certas formas de comunicação. 


Tabela 1: Intertextualidade por Bazerman (2004)

Fonte: (BAZERMAN, 2004; COSTA, 2022)


    No entanto, esses fatores são voltados apenas para o texto verbal. Considerando isso, Costa (2022) adapta essas mesmas noções aos textos multimodais. Ao fazer isso, a autora propõe dez maneiras de identificar a intertextualidade em um texto multimodal. Mais especificamente, através de uma filmagem real; de um personagem ou objeto; de visuais; de citações; da música; de sons; de menções ou comentários; terminologias; e de idiomas e formas. Assim, com auxílio das propostas de Bazerman (2004) e Costa (2022), analiso a seguir a propaganda ‘Mansão SKY’ e suas relações com o clipe de Thriller do cantor Michael Jackson.


ANÁLISE DA INTERTEXTUALIDADE ENTRE UMA PROPAGANDA E UM CLIPE


Michael Jackson é um dos maiores cantores que o mundo já viu. Em seu revolucionário clipe da música Thriller, o cantor apresenta sua canção através de um curta-metragem de terror que é icônico até os dias de hoje. Em 2013, por exemplo, a empresa televisiva Sky lançou uma propaganda que faz claras referências intertextuais a tal clipe. Por essas razões, ambos os vídeos se constituem como nosso objeto de análise, a qual é realizada nos próximos parágrafos. 

Primeiramente, é possível perceber que a propaganda Mansão Sky faz referência ao videoclipe de Thriller. A primeira citação direta em relação a isso diz respeito a presença da música Thriller tocando ao longo de toda a propaganda. No resto dela, no entanto, percebemos mais citações indiretas acerca de objetos e personagens. Por exemplo, logo no início da propaganda (Imagem 1), o vídeo mostra uma casa abandonada tal qual acontece no videoclipe (Imagem 2). No entanto, elas são diferentes pois a primeira é maior enquanto a segunda é menor.


Imagem 1: Casa da propaganda                            Imagem 2: Casa do videoclipe


Além disso, os monstros (Imagem 3 e 4) também se fazem presentes em ambas composições. No entanto, no caso da propaganda, eles moram lá e no videoclipe eles a invadem. Portanto, a referência aos personagens é realizada de maneira indireta, o que ainda pode contribuir para o reconhecimento dos fatores intertextuais. 


Imagem 3: Monstros da propaganda                  Imagem 4: Monstros do videoclipe

 


Ainda no que diz respeito às imagens 3 e 4, é possível notar que apesar de terem características visuais parecidas, o contexto em que se inserem é diferente pois os monstros lá presentes possuem objetivos diferentes em relação ao seus alvos. No caso da propaganda (Imagem 5), tal alvo corresponde ao operador da Sky, que foi na residência no intuito de instalar o serviço. Porém, diferentemente do esperado, os monstros vão para cima dele apenas devido à ansiedade para possuir Sky em sua casa. Diferentemente disso, no videoclipe (Imagem 6), os monstros adentram a casa em que a garota se esconde no intuito de atacá-la. 


Imagem 5: Alvo na propaganda                             Imagem 6: Alvo no videoclipe


Outra citação indireta pode ser vista na representação dos personagens principais. No caso da Imagem 7, Gisele Bundchen representa o monstro principal como uma vampira Em contraste, Michael Jackson se apresenta como um zumbi. Dessa forma, temos uma citação indireta visto que ambos buscam chegar em seu alvo (Imagem 7 e 8), mas possuem objetivos bem diferentes. No caso da primeira, seu intuito é agradecê-lo por ter trago o material para instalação da Sky enquanto Michael parece ter o propósito de machucá-la. 


    Imagem 7: Personagem principal da propaganda        Imagem 8: Personagem principal do videoclipe


A partir de tudo isso, pode-se inferir que produtores de textos multimodais possuem liberdade criativa para trabalhar com relações intertextuais. Tratando-se de anúncios como o da Sky, por exemplo, eles podem ser capazes de convencer o público-alvo a assinar o serviço ao mexer com sua memória nostálgica da música e do videoclipe. 


REFERÊNCIAS 


BAZERMAN, C. Intertextuality: How texts rely on other texts. In: BAZERMAN, C.; PIOR, P. What writing does and how it does it: an introduction to analyzing texts and textual practices. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum, 83–96, 2004.


COSTA, G. S. Intertextualidade. Disponível em: https://giseldasantoscosta.blogspot.com/2022/10/intertextualidade-bazerman2004.html. Acesso em: 26 jun. 2023.


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